Construção sustentável – Steel Frame

Apesar de já utilizada desde meados dos anos 40 nos Estados Unidos e Japão, aqui no Brasil o sistema steel frame só chegou na década de 90. Além de ser uma construção rápida [quando digo rápida é rápida mesmo!], é seca e pouco residual. Como não utiliza tijolos ou cimento a base estrutural é aço galvanizado, um material 100% reciclável.

As estruturas de aço formam um esqueleto e sobre esse esqueleto são parafusadas placas cimentícias para o fechamento externo e placas de gesso acartonado para revestimento interno, garantindo um desempenho maior de isolamentos térmico e acústico. A aparência final se semelhante às construções tradicionais de alta qualidade, mas com a vantagem de ser uma obra sustentável já que economiza água e energia na execução, utiliza materiais recicláveis e mantém um volume baixo de resíduos que são recolhidos pela própria empresa ao final da obra.

httpwww-espacosmart-com-br
Foto: espaçosmart.com.br

Os valores são semelhantes aos da alvenaria, por isso ainda muita gente é resistente e pouco conhece sobre o sistema. Mas mesmo com custos aparentemente próximos, as vantagens acabam tornando o processo com os melhores benefícios: uma obra com 1/3 do tempo de execução comparado ao da alvenaria, fundação muito mais simples podendo reduzir custos em até 75% e previsão de gastos.

dsc_1204

dsc_1209

dsc_1212

dsc_1214

dsc_1219

dsc_1228

dsc_1232

Aqui em casa tivemos nossa própria experiência com steel frame. E esse (foto abaixo) foi o nosso projeto com a estrutura finalizada. Ainda falta os acabamentos externos, pintura e mais alguns detalhes que ainda vamos decidir com calma, mas sem dúvida foi a melhor forma de construção que já acompanhamos. Pouco barulho, nosso gramado segue igual, as árvores que eram muito próximas do projeto nem sequer atrapalharam na hora da execução. Sem imprevistos, sem custos surpresa, organização, limpeza, velocidade. No total a fundação levou cerca de 4 dias e a montagem das estruturas de 3-5 dias.

Tijolos e seus excedentes já estão fora de cogitação por aqui! Se é possível escolher uma forma de levantar paredes que garanta um menor impacto ambiental e um mais conforto para quem contrata, não restam mais dúvidas, a não ser o porquê demorou tanto para chegar aqui! D:

untitled_panorama2
Projeto arquitetônico: muta.arq.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s