Jardim vertical

Normalmente as pessoas costumam deixar os chás em vasos altos e os legumes no chão, mas eu resolvi trocar. Coloquei todos os temperos e chás numa horta no chão e planejei um espaço vertical, na parede, para os legumes e folhas. As lagartas demoram mais para chegar nos andares de cima e quando elas chegam é mais fácil de enxergar.

As madeiras de apoio fixadas na parede já estavam lá, o que foi preciso fazer foram as prateleiras, peças muito simples, mas que no mercado um produto desses custa um valor absurdo levando em consideração que são feitas de sobras. 😦

Madeira é um material nobre, é preciso levar em consideração outros usos antes de pensar em colocá-la no lixo. Ela modifica e só fica mais charmosa com os anos e furos. Hoje em dia, peças descartadas recebem um tratamento impermeabilizante e depois são transformadas em um novo móvel. O preço que se paga por um mobiliário de demolição pode ser considerável em alguns lugares, em compensação, outros já trabalham com valores mais justos.

dsc_1096

dsc_1098

Como na maioria das casas, o corredor, a garagem ou no fundo do pátio tem sempre aquela reserva, amontoado, pilha, caixa ou o que for cheia de restos de madeira que se guarda para: fazer lenha [para quando um dia comprar a lareira], porque um dia vai ser útil, porque quero montar um portão de madeira um dia ou porque tenho pena de colocar fora. Seja lá qual for o motivo, quem sabe 2017 seja o ano de fazer algum projeto com elas!

Para essas prateleiras, qualquer pedaço de madeira serve. A forma e comprimento é completamente pessoal e funcional para o jardim de cada um. Para o meu, preferi uma peça mais longa para os vasos maiores.

Jardim não tem mistério ou receita, existem mil dicas ótimas por ai e todas dependem mais das possibilidades e tempo de cada um. Além disso, pouco espaço também não é problema, não impede a produção de vários tipos de vegetais, temperos e etc. Tem pessoas que fazem uma verdadeira área verde numa sacada de 100x80cm. A verdade é que se trata mais é de disposição e paciência!

dsc_1105

dsc_1137

dsc_1140

dsc_1142

dsc_1144

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s