Temporada de amoras

A primavera mal chegou e os frutos dessa estação já começam a carregar as árvores pela cidade! Aqui em casa já tem amoras brancas faz algumas semanas, cada dia maiores e mais doces, uma quantidade significativa para um pé ainda tão pequeno.

dsc_0447

Encontrei a muda em uma dessas lojas imensas onde tem tudo para casa, esquecida num dos cantos do departamento de jardim. Certamente ficaria para o descarte da semana seguinte. Não resisti, levei. As primeiras semanas após transplantar para terra foram de adaptação, cada muda reage de uma forma, ainda mais que o inverno estava se aproximando. Mas não levou muito tempo para que novas e bem maiores folhas brotassem nos galhos.

A amora mais conhecida e comercializada é a vermelha, aquela que mancha a roupa e suja todo pátio quando os frutos começam a cair. Geralmente usada para fazer geleia ou usada como calda ou decoração para compor pratos.

Acontece que além de ser um fruto essencialmente gostoso, lindo e que pode virar recheio e acompanhamento para praticamente tudo, suas folhas possuem também propriedades benéficas que auxiliam na melhora de diversos sintomas.

dsc_0412

A maior parte dos chás possui uma variedade de características como antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos e calmantes, alguns em maior e outros em menor quantidade. Mesmo que de forma lenta, os tratamentos alcançam resultados ótimos quando usados corretamente.

O consumo de chá ficou registrado no meu dia-a-dia porque fui criada com a cultura do medicamento natural,  levo isso até hoje comigo. Adquirir uma muda de amora branca foi primeiramente para ter uma fruta versátil e saborosa em casa, mais um ingrediente orgânico e fresco na mesa e um chá cheio de benefícios. ❤

Deixe um comentário